Devlog A primeira vez que alguém usou meu sistema Existe um momento muito interessante na vida de qualquer projeto. Não é quando você termina uma funcionalidade. Não é quando o deploy dá certo. Nem quando você resolve aquele bug que estava te incomodando há dias. É quando outra pessoa usa o software pela primeira vez. Desenvolver e usar são
Devlog O erro que fez meu site cair Recentemente, meu site saiu do ar. E o mais estranho é que o problema não estava no código. O sistema funcionava. As funcionalidades estavam funcionando. Não existia nenhum bug derrubando a aplicação. O problema foi outro: eu simplesmente não dei atenção suficiente à forma como o projeto estava sendo mantido
Devlog O problema é que estava funcionando Existe uma sensação estranha em desenvolver um projeto. Você passa dias — às vezes semanas — construindo algo. Planeja. Organiza. Resolve bugs. Melhora detalhes. E finalmente termina. Ou pelo menos… acha que terminou. Porque pouco tempo depois, a mente começa: “isso poderia ser melhor” “eu poderia adicionar tal funcionalidade” “essa interface já
Devlog Passei mais de 1 dia num bug… e a solução era uma linha Eu criei uma automação simples. A ideia era buscar a cotação do dólar automaticamente, 3 vezes por dia, todos os dias. Nada muito complexo. E de fato… no primeiro dia, funcionou perfeitamente. No segundo dia? Simplesmente parou. Eu estava usando a biblioteca schedule no Python pra gerenciar os horários. A
Devlog Em destaque parecia que nada estava errado (e esse era o problema) Como lidar com falhas silenciosas na inicialização de aplicações com Flet O app abria… mas não renderizava nada Se você já trabalhou com Flet, talvez já tenha passado por isso: * o app abre * nenhuma exceção visível * nenhum log claro * e a tela simplesmente fica preta Sem erro na interface. Sem
Devlog eu não consegui ignorar isso quantas coisas que parecem importantes agora realmente precisavam ser feitas ontem?
Devlog Por que comecei a documentar os bastidores do código Sempre que eu construía um projeto, eu acabava percebendo a mesma coisa: a parte mais interessante não era o resultado final. Era o caminho. As decisões que ninguém vê. Os erros que não entram no deploy. As tentativas que funcionam só depois de algumas falhas. E principalmente, o entendimento que