O problema é que estava funcionando

O problema é que estava funcionando

Existe uma sensação estranha em desenvolver um projeto.

Você passa dias — às vezes semanas — construindo algo.
Planeja.
Organiza.
Resolve bugs.
Melhora detalhes.

E finalmente termina.

Ou pelo menos… acha que terminou.

Porque pouco tempo depois, a mente começa:

“isso poderia ser melhor”
“eu poderia adicionar tal funcionalidade”
“essa interface já não parece tão boa”
“esse código poderia ser bem mais limpo”

E sem perceber, você já voltou pro projeto.

A verdade é que projetos envelhecem rápido quando quem criou continua evoluindo.

O problema não é o projeto.

É que você já não é mais o mesmo programador de quando começou ele.

E às vezes isso cansa.

Porque parece que nada nunca está realmente pronto.

Sempre existe:

  • uma melhoria possível
  • uma refatoração necessária
  • uma ideia nova
  • uma tecnologia diferente que “ficaria melhor”

Com o tempo, comecei a perceber que programar não é só sobre construir.

Também é sobre saber equilibrar evolução e conclusão.

Porque um projeto pode crescer infinitamente…
mas isso não significa que ele precise.

Talvez a parte mais difícil de criar software não seja desenvolver funcionalidades.

Talvez seja aceitar que:
em algum momento,
o “bom o suficiente”
precisa existir.